Um prato fácil de preparar e delicioso de comer! |
Bom, já que a minha batedeira foi para o brejo, eu resolvi depois de algum tempo sumida (estar de dieta também não ajuda muito...) postar uma novidade aqui na Panela que não fosse doce ou que involvesse a batedeira!
Hoje, domingão nublado aqui em Londres, eu decidi preparar um risotto de funghi seco (Porcini). Eu tinha já comprado os ingredientes antes e estava esperando o dia certo para preparar. Parece que hoje foi o dia! Essa receita usa tanto cogumelos frescos quanto os desidratados e não é complicada.
Tem gente que tem medo de cozinhar risotto achando que vai virar mingau ou uma papa com grãos crus no meio, mas sempre que preparei deu certo, então acredito que seja um pouco de medinho bobo.
Essa receita também dá para os vegetarianos de plantão. Depois no final eu dou uma dica para a turma carnívora que não abre mão de comer uma carninha em todas as refeições (tipo o Regis, por exemplo).
RISOTTO AL FUNGHI
(Serve 4 pessoas em pequenas porções ou 2 esfomeadas - tipo a gente aqui em casa!)
O que você vai precisar:
- 250g de arroz arbório (aproximadamente uma xícara)
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho amassados ou picadinhos
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 25g de Funghi porcini desidratado
- 185ml de vinho branco seco (1 copo pequeno)
- 250g de cogumelos frescos picados (eu usei o cogumelo marrom ou aqui chamado de Chesnut, mas se você não os encotrar, pode usar o Portobello, ou o Paris (esse é o mais claro, porém o sabor é mais fraco)
- 450ml de caldo de legumes ou frango (se você não comprar o caldo pronto, pode dissolver 1 cubinho de caldo de frango ou legumes em 450ml de água fervente)
- 25g de manteiga (1 colher de sopa cheia)
- 50g de parmesão de boa qualidade ralado na hora
- 3 colheres de sopa de salsa picada (eu usei a salsa crespa que fica melhor de picar)
- Sal e pimenta do reino à gosto
(cerca de 30 minutos)
Amoleca o funghi seco em 500ml de água morna por 20 minutos. Passado o tempo, escorra e pique os cogumelos e reserve a água do funghi. Esses 500ml de água você incorpora junto com os 450ml de caldo de legumes/frango. Reserve esse caldo morno e pronto para o uso.
Em uma panela meio rasa com tampa (ou uma frigideira funda com tampa) aqueça o azeite e refogue a cebola e alho em fogo médio por uns 3 minutos ou até que estes estejam macios. Adicione os cogumelos frescos e os reidratados e refogue-os por mais uns 8 minutos. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino (lembre-se que depois você sempre pode colocar mais sal, então é só um pouquinho!)
Quando os cogumelos já estiverem amolecidos, adicione o arroz arbóreo e cozinhe por mais 1 minuto em fogo médio. Coloque o vinho e deixe evaporar por completo. Quando o vinho já estiver reduzido, coloque 2 conchas do caldo reservado no refogado e misture com uma colher de pau até que o arroz absorva o caldo. O fogo deve estar médio-baixo. Vá acrescentando o caldo de concha em concha até que o arroz esteja cozido, porém não empapado (sempre esperando o arroz absorver o caldo antes de colocar a próxima concha). Sempre mexa o arroz para que o líquido seja absorvido por todos os grãos. Esse processo deve demorar aproximadamente 20 minutos. Prove o arroz e veja se ele está al dente. No meu caso eu não precisei usar o caldo todo, mas se o seu caldo acabar antes do arroz estar cozido, vá colocando um pouco mais de água morna.
Quando o arroz estiver cozido, coloque metade do parmesão ralado, a manteiga e metade da salsa picada. Misture tudo e tampe a panela por alguns minutos para que esse esfrie em termine de cozinhar.
Dê mais uma mexida final e sirva o risotto com o resto do parmesão e a salsa picada.
Para os carnívoros, pegue 2 peitos de frango e corte em iscas, tepere e frite com alho e cebola e incorpore ao risotto na etapa final, juntamente com o queijo ralado, manteiga e salsa.
Enjoy!
XX
Nenhum comentário:
Postar um comentário