Translate

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Receita de Pudim de Leite Condensado


Eu só consegui tirar a foto de uma fatia, pois o pudim foi devorado logo que chegou à mesa!
Hoje a Valéria e o Nick vieram aqui em casa almoçar aqui em casa e resolvi preparar uma bacalhoada de forno (com o lombo de bacalhau contrabandeado da última vez que fomos ao Brasil – ai de mim se tivessem aberto a minha mala!) e um pudim de leite de sobremesa, porque sei que a futura mamãe da Isabel gosta desses doces caseiros! Eu tinha pensado em fazer uma pavlova de frutas vermelhas, mas como não queria comprar o merengue pronto e sim preparar tudo do zero, achei melhor deixar para uma outra ocasião.

Essa receita de pudim de leite é uma adaptação daquela que eu fazia no Brasil, pois achei que o leite condensado daqui era mais aguado do que o do Brasil. Mas quem estiver ainda no Brasil pode tambem fazer esta receita sem problemas.
Para quem estiver no Reino Unido, a minha amiga Renata disse que é possível encontrar essas formas furadas no meio nas lojas de indianos ou naquelas que vendem tudo de balde à flor de plástico. A minha eu trouxe de Brasília mesmo!
PUDIM DE LEITE
Ingredientes
·         2 xícaras de açúcar

·         100ml de água fervente

·         2 latas de leite condensado

·         2 latas de leite

·         1 colher de sopa de essência de baunilha (opcional)

·         4 ovos

Preparando…

Em fogo brando derreta o açúcar em uma panelinha mexendo sempre com uma colher de pau. Faça isso em fogo baixo mesmo para não correr o risco de queimar o caramelo e ficar aquele gosto ruim. Quando o açúcar estiver todo derretido, acrescente com cuidado a água fervente e mexa até que a borbulha pare. Despeje o caramelo na forma aonde o pudim será assado e com a ajuda de luvas térmicas ou um pano de prato rotacione a forma de forma que o caramelo se espalhe e unte todas as laterais. Reserve.
Pré aqueca o forno em temperatura média (180°C ou a 160°C para fornos elétricos com ventilação) e coloque a grade do forno do meio para baixo (quanto mais alta a grade, mais rápido a comida doura).
Enquanto o caramelo esfria, misture no liquidificador o leite condensado, ovos, leite e essência de baunilha (opcional). Coloque a mistura devagar na forma previamente caramelada usando uma faca ou espátula para evitar que a espuma venha junto (isso ajuda a não criar  tantas bolhas no pudim).
Coloque a travessa em banho maria e leve ao forno por 1:40 a 2 horas, checando com um palitinho se o pudim já está cozido.
Após cozido, deixe o pudim esfriar na forma e leve à geladeira para desenformar mais tarde ou de preferêcia no dia seguinte (que ai é garantido que ainda não está quente por dentro!).
Quando você desenformar, provavelmente muito caramelo irá ficar na forma. Se você gostar de mais calda, é só colocar um pouco de água quente ne levar ao fogo médio para dissolver um pouco mais. Depois é so despejar sobre o pudim!
Enjoy!
XX

Nenhum comentário:

Postar um comentário