Translate

domingo, 25 de março de 2012

Hamburger de Peru(a) Light para a Júlia Neves!

Nada como uma fast-food sem peso na consciência!

Como Maridão e eu estamos indo passar as férias de julho no Brasil, decidimos que vamos entrar em uma fase mais light e começar (ou recomeçar) a comer mais salada e opções mais saudáveis. Não estamos afim de aparecer em Brasília como dois borós fluorescentes! Mas o inverno aqui faz a gente ficar com uma vontade de comer uma comidinha quente, gordinha ou doce…
Não que o meu fascínio por baking tenha acabado, mas agora vou reduzir as peripécias “engordativas” para uma vez ao mês ao invés de uma vez por semana – até  porque ninguém é de ferro, né?
Já comprei o meu shake de proteína e estoquei a minha casa com ovo… vai ser omelete de clara todas as noites, mas também tenho visto outras receitinhas que podem ajudar a perder peso sem fazer o cardápio ficar muito chato.
Essa receita de hamburger de peru eu tirei (e adaptei) do guia nutricional do Insanity, um programa de exercícios cardiovasculares que prometem fazer você secar em 63 dias. Isso, claro, se a gente fizer os exercícios e trancar a boca! A minha irmã Júlia comprou o bendito programa, mas só de olhar o primeiro CD ficou com preguiça e deixou de lado. Como ela quer também ficar magrinha, eu postei essa receita para ela (quem sabe ela não anima de novo???).
O prato final tem cerca de 360 calorias e é uma ótima opção para quem está querendo comer melhor mas não consegue abrir mão de um lanchinho tipo fast-food no final de semana!
HAMBURGER DE PERU LIGHT
O que você vai precisar (para 4 hamburguers)
·         500g de peito de peru ou frango moído (cru mesmo – se já não tiver em bandeijinhas no supermercado, pode passar peito de peru ou de frango no moedor de carne ou no processador rapidinho.
·         2 colheres de sopa de salsa beeeeeeeem picadinha
·         ½ cebola grande (de preferência roxa) ralada ou beeeeem picadinha (você também pode passa a cebola junto com a salsa no processador )
·         1 colher de chá rasa de sal (lembre-se que sempre se pode mais adicionar o sal no final se ficar sem sal)
·         Pitada de pimenta do reino moída
·         1colher de chá de páprica doce em pó (opcional)
·         4 pães integrais de hamburger
·         Salada verde (diferentes tipos de alfaces, rúcula, etc.) temperadas com limão e sal
·         2 tomates cortados em fatias
·         100g de baby espinafre (as folhas novas sem os talos) – também opcional
·         Gherkins (pickes de pepino em fatias) – opcional
·         Cebola roxa cortada em rodela (se gostar de cebola crua no hamburger)
·         1 colher de sopa de maionese light por sanduíche
Preparando…
 Não poderia ser mais fácil: misture a carne de peru/frango com a salsa picadinha, cebola ralada, sal, pimenta do reino e páprica emu ma vasilha e divida o montante em 4 partes (pode deixar na geladeira se quiser enquanto você prepara o resto da salada)
Em uma frigideira não-aderente coloque um fiozinho de azeite (só se for realmente necessário porque você não confia na sua frigideira!) e aqueça em fogo médio. Quando estiver quente, coloque uma parte da massa de hamburger amassando com a parte de trás de uma colher até formar o hamburger (o frango/peru moído fica mais mole do que a carne moída e como estamos querendo ser light, melhor nao acrescentar farinha de rosca ou de trigo para dar a tal da liga). Quando estiver mais firme, vire o hamburger até que o cozimento esteja completo. Não coloque o fogo muito alto senão queima por fora e fica crú por dentro.
Coloque o hamburguer dentro do pão aquecido (no forno ou na torradeira), acrescente 1 colher de sopa de maionese light, ½ tomate fatiado,  os opcionais de algumas folhas de espinafre, cebola fatiada e umas fatias de gherkin e sirva com uma salada verde temperada com limão e sal.
Quer ir mais light ainda? Deixe o pão de hamburguer de fora e com isso você poupa umas 180 calorias.
Quer mais encrementado? Coloque uma fatia de queijo de baixa caloria tipo prato light (mais aí a receita sobe umas 100 calorias)
E se você estiver realmente de dieta, nem pensar em refrigerante (nem light), ketchup ou batatinha frita de acompanhamento!
Enjoy!
x

Mini Croque Madame (com opção da versão light)

Essa versão do Croque Madame é ótima como um belisquinho entre refeições ou lanche de noite (o ovo ficou cozido mesmo porque o Regis não queria a gema mole...)

Na sexta-feira passada o Regis estava assistindo um programa de culinária na BBC e assim que eu cheguei em casa ele foi mostrando todo empogadão os feitos da chef.
Rachel Khoo é uma inglesa de Croydon (pasmem, minha vizinha a garota!) que fez o Cordon Bleu em Paris e ficou por lá desde então. Ela, como muitos parisienses, mora em um apartamento micro onde o sofa da sala vira futon na hora de dormir e a cozinha dela é tão pequena  que se ela esticar os braços é possível tocar em todas as paredes. O fogãozinho dela só tem 2 bocas e mesmo assim ela consegue preparar receitas bem gostosas e acreditem se quiser, ela também faz do cafofinho dela um mini restaurante para 2 pessoas a noite!
A receita que o Regis ficou com água na boca foi o CROQUE MADAME MUFFIN, que é a versão dela dessa popular receita francesa que os parisienses adoram comer como um almoço rápido ou lanche da tarde. A minha mãe já adora o Croque Monsieur, que nada mais é do que o primo metido do nosso mixto-quente, gratinado no forno com queijo Gruyère. O croque Madame é o Croque Monsieur incrementado com um ovo (também conhecido na região da Normandia como Croque à Cheval (lembra do nosso filé à cavalo??)
O twist dessa versão é que ao invés de preparar um mixto-quente e colocar um ovo em cima, a Rachel resolveu preparar os Croques nas forminhas de muffin, o que fica super bonitinho para servir individualmente, e como eles ficam menores do que os sanduíches normais, são menos calóricos!
Ontem eu corri (estou tentando manter a forma…) ao Sainsbury’s, comprei os ingredientes e fiz no brunch ontem para o maridão. Eu comi 1 porque estou tentando me controlar, mas ele comeu os outros 3!
Estou postando esta receita em homenagem a minha amiga Bia Santos, que depois de tanto tempo em Paris já deve ser praticamente uma parisiense e provavelmente mora em um apartamento tão fofo e aconchegante quanto o da chef! Espero que ela goste de Croque Madame!
Pelas minhas contas, cada unidade deve contem cerca de 325 calorias, mas você pode reduzir o teor calórico se optar por ingredientes mais lights, tipo peito de peru defumado, pão integral, margarina light e queijo prato light. E se quiser uma opção vegetariana, é só tirar o presunto!

CROQUE MADAME MUFFIN (serve 6 unidades)
O que você vai precisar (entre parênteses estão as opções light)

·         6 fatias de pão de forma branco (ou de pão integral se optar pela versão light)

·         ¼ da barra de manteiga derretida (ou margarina vegetal light)

·         6 ovos

·         6 fatias beeeeem fininhas de presunto (ou peito de peru defumado)

·         50g de queijo gruyère ou parmesão para gratinar (ou outro queijo para gratinar que dê para gratinar, tipo prato light)

Para o molho béchamel

·         200 ml de leite (eu sempre uso semi-desnatado, mas se você ainda quiser mais light, vá para o 100% desnatado)

·         1 colher de sopa de farinha de trigo

·         1 colher de sopa de manteiga (margarina light)

·         Sal a gosto

·         Pitada de noz moscada

Preparando…

Vamos preparar o béchamel primeiro.

Derreta  a colher de sopa de manteiga (ou margarina light) em uma panelinha e acrescente a colher de sopa de farinha. Misture bem os ingredientes em fogo baixo-medio e quando começar a borbulhar acrescente devagar o leite evitando assim que o creme empelote (e sempre mexendo com a colher de pau). Quando engrossar, tempere com sal e a pitada de noz moscada. Retire do fogo e reserve (isso mesmo, essa etapa não demora muito porque a farinha meio que já cozinhou quando foi frita na manteiga – o chamado roux).
Pré-aqueça o forno à 180 graus Celsius.
Retire as cascas das fatias de pão e com um rolo de massa (ou uma garrafa) vá afinando as fatias até obter ½ da espessura original. Pincele a manteiga derretida em ambos os lados das fatias e fore as formas com as fatias untadas. A manteiga/margarina passada na fatia vai proporcionar uma textura crocante e também evitar que o pão fique mole.
amasse as fatias com um rolo de macarrão (aqueles de bater no marido :op)

Pincele as fatias prensadas dos dois lados com manteiga ou margarina derretida

Depois das fatias untadas, coloque 1 fatia de presunto por forminha e quebre um ovo por cima. Para essa receita você vai precisar de ovos pequenos, mas se os ovos não forem pequenos, você pode resolver o problema retirando um pouco da clara quando estiver quebrando os ovos.
Coloque as fatias nas forminhas (e pode pincelar mais manteiga/margarina nas bordas!)

Após a fatia de presunto, quebre um ovo pequeno em cada um e finalize com o molho bechàmel e queijo ralado

Colocados os ovos em cada forminha, coloque agora uma colher de sopa do molho em cada croque e finalize com o gruyere/parmesão/prato light por cima e leve ao forno por 15 minutos se você gostar da gema mole ou 20 minutos se quiser  mais firme. O Regis preferiu mais cozida!
Olha os bichinhos aí no forno... delícia!


Enjoy!

domingo, 11 de março de 2012

Muffin de Banana!

Você pode também preparar esta receita com maçã se não for fã de banana! Super fofinho e macio - Delícia!

Esse final de semana eu tinha umas bananas fazendo aniversário na fruteira e se eu não tomasse uma iniciativa, elas iriam acabar indo para o lixo. O complicado de não comer em casa durante a semana é que se a gente não prestar atenção, metade das compras se perde.

Amanhã uma das minhas colegas volta da licença maternidade e eu sei que ela adora bolo de banana. Como eu não estou com vontade de fazer compota de banana, eu fiz essa receita que eu aperfeiçoei de Muffin de Banana. Eu não vou ganhar uma promoção por isso, mas com certeza vou poder chegar um dia atrasada sem ter cara feia olhando para mim!
Se você não for muito chegada a banana, pode fazer a mesma receita com maça que fica muito bom também! Essa é uma ótima receita para dar fim à aquelas frutas quase “vencidas”

O que você precisa:

  • ½ xícara de óleo de milho (melhor de milho, mas se não tiver, serve o vegetal mesmo)
  • 250g  de farinha com fermento  (se você não tiver essa farinha, pode usar a farinha normal e acrescentar mais  2 ½  colheres de chá caprichadas de fermento em pó na receita)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Pitada de sal
  • ½ colher de chá de canela em pó
  • 130g  de açúcar refinado
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de mel
  • 3 bananas bem maduras amassadas ou cerca de 3 maças pequenas bem picadinhas
  • 2 ovos
  • 125ml de leite (ou se quiser ir para uma versão sem lactose, opte pelo leite de soja que serve do mesmo jeito)

Para a farofa crocante:

  • ¼ xícara de manteiga cortada em cubinhos
  • 1/3 xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de açúcar refinado
  • 1 ½ colher de chá de canela em pó

Preparando…

  1. Aqueça o forno à 190C (ou à 170C se você tiver um forno elétrico com auxílio de ventilador –fan assisted). Amasse as bananas e reserve. Peneire a farinha, fermento, bicarbonato de sódio, sal e canela em uma bacia grande.  Adicione o açúcar e misture bem.
  2. Com a ajuda de um garfo, bata os ovos, essência de baunilha, óleo, mel e leite em uma vasilha à parte. Adicione as bananas amassadas e reserve.
  3. Faça um buraco no meio dos ingredientes secos e adicione a mistura de leite, banana e ovos mexendo  brevemente com um garfo (não misture muito) até obter uma mistura "embolotada".
  4. Para preparar o crocante de canela para o topo: misture a farinha, o açúcar, canela e manteiga com um garfo até obter uma farofa. A manteiga tem que estar em temperatura ambiente, senão fica difícil de misturar.
  5. Coloque as forminhas na assadeira de muffin e coloque a mistura quase até o topo de cada buraquinho.  Finalize com um pouco da farofa crocante no topo.
  6. Asse por cerca de 20 minutos ou até que os bolinhos se soltem das laterais da forma. Retire do forno e retire da assadeira depois de 5 minutos. Deixe esfriar e sirva!

Enjoy!