Translate

sábado, 28 de janeiro de 2012

Receita de Rolinho Primavera


Essa semana comemora-se  oficialmente o início do ano novo chinês (Ano do Dragão). A Chinatown em Londres entre o Soho e Leicester Square deve estar bombando de gente!
E nada que lembre mais comida chinesa do que rolinho primavera. Quem não gosta de um bem quentinho mergulhado no molho agridoce?
Os rolinhos recebem este nome pois são típicos das festividades de ano-novo – o que geralmente coincide com o início da primavera no hemisfério norte.
Um dia destes andando por Bayswater, eu descobri  um mercadinho oriental com todos os ingredientes para preparar guioza, rolinho primavera, sopa missô, etc.  Fiquei com vontade de testar as minhas habilidades culinárias!
O complicado é encontrar a massa do rolinho. Dá para fazer, mas por ser super fininha e bem trabalhosa, eu recomendo procurar o pacote de massa pronto em lojas especializadas em produtos orientais. Não custa mais do que £2.50. Eu usei o pacote com 50 unidades quadradas com cerca de 15cm de lado. O resultado são rolinhos primavera de tamanho médio, bons para entradas. O bom é que voce não precisa consumir o pacote inteiro e pode congelar o restante.
Essa foi a massa que encontrei na mercearia oriental em Bayswater

E garanto que eles saem bem mais gostosos do que os comprados no chinês da esquina! Fora que você sabe o que esta colocando dentro (não é igual o do Restaurante Careca em Brasília, onde você pode encontrar até band-aid dentro)!
E por falar no recheio, isso tambem varia muito. Vai depender do que voce tem disponível na geladeira ou no mercado. Você pode acrescentar frango ou camarões bem pequenininhos, usar só legumes, colocar pimenta chilli fresca… enfim, voce é livre para criar! Como eu tinha broto de feijão e acelga em casa, eu usei estas verduras como base.
ROLINHO PRIMAVERA
(rende aproximadamente 12 unidades)

Ingredientes
Parte dos ingredientes que usei
  •          1 pacote de massa de rolinho primavera em temperatura ambiente (cerca de 1 hora fora da geladeira) - você vai precisar de aproximadamente 12 -15 folhas de massa.
  •           1 colher de sopa de oleo de gergelim
  •           100g de broto de feijão
  •           2 xícaras de acelga cortada bem fininha (ou repolho branco)
  •           1 cenoura média cortada julienne
  •           6 cogumelos shitakes cortados ao longo
  •           ½ maço de cebolinha cortada ao longo (ou cebolinha japonesa – Nirá)
  •           1 colher de sobremesa de gengibre ralado
  •           2 dentes de alho cortados fininhos
  •           2 colheres de sopa de molho de shoyu
  •           2 colheres de sopa de molho de ostra (encontrado em lojas especializadas em produtos orientais)
  •           Pitada de Sal
  •           Pitada de Ajinomoto
  •           Ovo batido para pincelar
  •           Óleo vegetal para fritar

** se voce quiser, pode acrescentar tambem pimentão vermelho cortado fininho (nao sou muito fã), camarões, tirinhas de frango, broto de bambú, cebola cortada bem fininha (maridão não curte),  castanha oriental cozida… Se for acrescentar algum tipo de carne, refogue rapidinho antes de acrescentar os vegetais na frigideira.

Preparando...

Em uma frigideira grande ou Wok aqueça o óleo de gergelim e refogue o alho e o gengibre até a mistura liberar os aromas (sem precisar tostar o alho).

Acrescente a cenoura cortadas julienne, os cogumelos, acelga (ou repolho branco), broto de feijão e a cebolinha (ou nirá). Refogue em fogo alto para nao juntar agua no fundo. Adicione o molho de ostra, molho shoyu e ajinomoto. Deixe refogar de  3 a 5 minutos ou até as verduras murcharem um pouco. Os legumes não devem cozinhar por completo, e sim permanecerem levemente crocantes. Prove e ajuste o sal se necessário. Retire da frigideira e deixe esfriar por completo.


Refogando no Wok...


Disponha a massa na sua frente do sentido diagonal e coloque o recheio na parte inferior do “prisma”, sem tocar nas laterais (fotos abaixo)

Coloque o recheio na parte inferior da massa

Enrole até o meio, e dobre as laterais para dentro formando um envelope.
Pincele o ovo batido na parte de cima do envelope e termine de enrolar a massa.

Pincele o ovo batido no topo da massa, que no final fecha o rolinho

Enrole a massa formando um envelope



Pegue as laterais e dobre para dentro


Aqueça o óleo e frite os rolinhos até que fiquem dourados.

Frite em oleo bem quente e escorra



Sirva com molho agridoce ou sweet chilli sauce.
Hummmm... pena que eu frito e como ao mesmo tempo!

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário