Translate

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Curiosidades: Um pouco sobre a alimentação em alto mar no século XIX


Hoje passeamos no porto histórico de Portsmouth, a cerca de 2 horas ao sul de Londres. Fomos lá visitar o HMS Victory, navio do Lord Horatio Nelson, Almirante que venceu a batalha de Trafalgar em 21 de Outubro de 1805.
Essa foi uma garotinha que vi se divertindo com um pacote de batatinha frita sabor vinagre e sal

Apesar de ser baixinho, ser cego de um olho e ter perdido o braço direito em uma outra batalha, parece que o sujeito era O CARA e a mulherada adorava ele. Enfim, como gosto é como braço: cada um tem o seu (no caso do Nelson ele pelo visto tinha pouco), vamos deixar a vida pessoal dele para lá…
Bom, o legal é que durante a visita às docas históricas é também possível visita o HMS Warrior, um outro navio ainda aberto à visitação. Lá tinha uma cozinha no piso inferior com um fogão de ferro muito legal. Também foi possível ver aonde a tripulação comia e saber um pouco sobre o que eles comiam.
O forno do HMS Warrior
Notem as panelas de cobre. Lindas!
Hora do rango...

Agora, o que eles comiam é outra história: segundo o guia, a tripulação tinha 3 refeições por dia.
Eles começavam o dia com um delicioso mingau frio feito com água, aveia e açúcar mascavo. A segunda refeição, servida ao meio dia era normalmente um cozido de legumes e carne. No começo da viagem os legumes e carnes eram frescos, mas com o passar dos meses, a coisa ia ficando preta e dali por diante era só cozido de grãos com carnes corservadas (quando isso!).
Agora, o ponto alto da gastronomia marítima era o lanchinho da noite, aonde a tchurma comia um biscoito chamado Ship Biscuit ou Hard Tack. Esses biscoitos eram feitos com farinha de ossos ou farinha de cereais, àgua e sal. No começo da viagem esses biscoitos eram apenas ruins e duros, mas com o tempo eles apodreciam e ficavam infestados com parasitas. Os marinheiros então tinham o hábito de bater o biscoito na mesa para os “bichinhos” sairem . E costumavam comer no escuro deitados nas suas redes. Afinal, o que os olhos não viam o estômago não sentia!
O tal do biscoitinho infame

Aprendi muitas coisas novas hoje com esse passeio, inclusive a dar mais valor a miojo nosso de cada dia! E viva a comida enlatada! :o)
XX

Nenhum comentário:

Postar um comentário